guerreiro munduruku.jpg

POVO MUNDURUKU

Formigas de fogo

Foto: Maurício Torres 

Cosmologia e História

 

 

Por Jairo Saw

 

 

Caçadores de cabeça

 

"Munduruku" é a denominação dada ao nosso povo pelos Parintintin, em analogia às formigas de fogo, já que, assim como elas, os antigos partiam sempre em coletivo para suas expedições de guerra.

 

As expedições guerreiras muitas vezes duravam anos e tinham o objetivo de conquistar os inimigos e trazer para casa as "cabeças-troféus", cabeças decaptadas e embalsamadas que produziam efeito mágico, garantindo a fertilidade na agricultura, a fartura na caça, a abundância de recursos e a proteção, além de honrarem os guerreiros e mostrarem sua aptidão ao ofício.

 

A arte da guerra Munduruku inspira-se fortemente na figura do jabuti. Suas lendas contam que a sua esperteza e o espírito de coletividade o fazia vencer os mais temidos inimigos.

 

Nos dias de hoje, para vencer as ameaças de extermínio do nosso povo, devemos utilizar nossa sabedoria. Os inimigos dos povos indígenas, assim como o cobrão, apertam suas presas até quebrarem seus ossos e as asfixiarem. Mas o Jabuti nos deu a lição de como derrotá-los.

 

Uma das coisas principais que os Munduruku devem utilizar é sua força na arte da guerra. Se hoje lutamos contra a serpente, não quer dizer que vamos cortar sua cabeça, mas vamos usar mecanismos para enfraquecer esse inimigo. 

 

O jabuti é um animal quieto e de sabedoria especial. Utiliza uma estratégia silenciosa para que o inimigo não perceba o que está tramando. Mesmo que o inimigo seja forte e grande, ele consegue vencer com a sua sabedoria. É bom na arte de estudar e investigar até descobrir a fraqueza dos rivais. 

 

Se os pariwat (brancos) usam suas leis, nós devemos também usar nossas leis, nosso conhecimentos. E eles nos dizem que os Munduruku, como os Jabuti unidos, nunca perderam uma guerra. O Jabuti é o símbolo da resistência, em que nos baseamos hoje para lutar pelos nossos direitos.

 

 

Os saberes da floresta

 

Para o povo Munduruku, os animais sempre ensinam alguma coisa. Cada animal traz um conhecimento, uma habilidade, uma virtude. Através de seu comportamento, de seus cantos e hábitos se aprende a verdadeira educação.

 

Um pássaro considerado da maior sabedoria é o sabiá (koropsare). Ele ensina a entender e interpretar as falas e os sonhos. A beleza do seu canto impressiona as outras aves e faz com que seu discurso provoque admiração e respeito perante as outras pessoas (espécies).

 

O beija-flor, por sua vez, é o animal da velocidade. Traz rapidez de pensamento e também de locomoção dentro da mata. Suas habilidades são passadas aos bons e velozes caçadores. 

 

A sabedoria Munduruku vem da floresta e dos animais. As mensagens que recebemos, avisando de notícias boas ou ruins, nos chegam através deles. Mas não são todas as pessoas que podem compreender suas falas, pois eles vivem em outro mundo. 

Todos os animais estão em outro mundo. Nós os enxergamos como animais, mas entre eles, eles se veem como pessoas. Porque eram pessoas e foram levados para o mundo animal pelo criador de todas as coisas, Karosakaybu. 

 

Os homens se transformaram em animais assim que as mulheres decidiram viver no reino das águas. 

As muheres se transformaram em peixes e as crianças viraram pássaros. 

 

Esses eram os primeiros habitantes do mundo. A partir dessa época, os primeiros habitantes da Terra se transformaram em animais.

 

Os animais conseguem ver o nosso mundo e o mundo em que estão. Por isso, os cachorros latem com presenças quase ocultas. Os animais são todos pajés.

 

Os animais só podem ser vistos por nós como humanos quando sonhamos. Nos sonhos, eles aparecem como pessoas e avisam sobre as consequências que sofreremos caso maltratemos a floresta.

 

Por isso, sabemos que os animais sempre querem dizer algo para nós. Mas só entende quem realmente sabe e pode interpretar.

Foto: Maurício Torres

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

© 2023 porAI Pariri. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now